11 de dezembro de 2011

Antes de dar passos pela cozinha, deve-se caminhar pelo Mundo! (passeando por Istambul)

Seguindo ipsis litteris o ditado, iremos (eu!! você me segue lendo :)) pelo mundo numa viagem de conhecimento, cultura, história, engenharia, e, o principal... gastronomia.
Mochila nas costas, passaporte, acompanhe-me e boa viagem!

Istambul (em turco: İstanbul), é a capital da área metropolitana (com 13.120.596 habitantes e densidade de 7.166,12 hab/km2) e da província de Istambul. Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.
Mapa territorial da Turquia e ponto indicando Istambul (Wikipedia)
É a quinta maior cidade do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. 99,8 % da população é muçulmana (sunitas 80%, xiitas 19,8%), e 0,2 % de cristãos e judeus.
Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua sendo o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário (aí estão sediadas mais de uma dezena de universidades) do país de 779.452 km2. É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.
A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes (os pontos turísticos mais importantes estão do lado europeu). A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro.
 Vista aérea da Cidade de Istambul (Google Maps)
No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e patrimônio cultural: o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih fica a sul do Corno de Ouro, enquanto que Beyoğlu (o antigo bairro europeu medieval de Gálata) fica a norte. O centro da parte asiática tem contornos menos precisos, e ocupa parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy.
 Vista do Estreito de Bósforo
Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. Em 2010, a cidade foi a Capital Europeia da Cultura e é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2020. Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global.

Alguns conselhos:
Para conhecer a cidade gastando pouco, chegue na noite anterior e aproveite o nascer do Sol, hospede-se no centro histórico para andar boa parte a pé. Passeie pela praça do obelisco egípcio, a Coluna Serpentina e a Coluna de Trajano antes de entrar na Mesquita Sultão Ahmed (logo que abre, pelas 9h, é grátis a entrada); tem a Mesquita de Hagya Sofia (uns $ 38 TRL), ao lado dela a Cisterna de Yerebatab (bem antiga e formada por colunas saqueadas de templos gregos e egípcios, $ 25 TRL). Nessa praça, o Palácio Topkapi e a Torre de Gálata, construída pelos genoveses.
Tudo praticamente no mesmo quarteirão e numa manhã!
Pode almoçar ou pegar o metrô até o porto, passeie pelo Estreito de Bósforo ($ 50 TRL). Você pode fazer belos passeios partindo da área de Bebek em direção a Arnavutkoy ou em direção a Sariyer. Ao retornar, vá ao Grand Bazar depois da praça Sultanahmet (para não fugir as tradições, pechinche muito!!).
 Bazar próximo a praça Sultanahmet - Istambul
Evite se locomover (trem, táxi, ônibus) durante horários de pico, como comentei, a caminhada a pé é ótima opção. Não ha muito problema de locomoção durante a manhã nos pontos turísticos e áreas hoteleiras.
 Vista do trânsito de Istambul
Você pode pegar um taxi com muita facilidade, o uso do taxímetro é obrigatório e são bem mais baratos que na Europa, tente sempre pegar no hotel ou vá a um mais próximo para pegá-lo. Use mapas para não ficar rodando.
 Taksi em Istambul
Não recomendo pegar ônibus (otobus) a não ser que tenha todo o tempo do mundo :) a não ser o de citytur com duplo piso e vista panorâmica e percursos e horários pré definidos.
O mais importante deixo por último: 
respeite a religião e os costumes!

As passagens para o trem de superfície (Tramvay), metro (não se recomenda pegar pois são sem destinos turísticos), trem subterrâneo (funicular é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas ou o Tunel eu Karakoy, estes para pontos turísticos), e barco (o governo fornece serviço de transporte público através dos barcos para a população e em diversas partes da cidade você pode pegar um. Para os turistas é interessante fazer o passeio de barco de uma hora saindo de Ortakoy e retornando ao mesmo ponto. Esse passeio geralmente é feito durante o verão na parte da tarde, dura uma hora e você vê uma parte do Estreito do Bosfóros, o barco vai até a segunda ponte) se chama Jeton e você pode comprá-las em quiosques perto de cada estação.
A maioria dos transportes públicos termina seu serviço por volta da meia noite e os táxis cobram tarifa noturna também a partir da meia-noite.

Como opção para bebidas e comidas típicas de Istambul, passarei algumas opções, lógico que com mochila nas costas, num hotel ou albergue, dificilmente irei cozinhar mas veja como é fácil de fazer até mesmo no Brasil.
Ayran - Iogurte salgado, geralmente bebido acompanhado de um kebab (aqui no Brasil conhecemos o primo, Churrasco Grego).
Para distrair o desejo no lugar de um sorvete ou o vício por um refri industrializado, é básico e rápido de se fazer e consiste em simplesmente pegar 1 copo de iogurte integral consistência firme, de preferência, 1 pitada de sal e mais 1 copo de água gelada, misturar com colher até dissolver ou bater tudo no liquidificador.
Para beliscar ou como lanche... uma receita de crepe com batata (na Holanda mostro como fazer dê...)
Gozleme - Crepe turco (massa um pouco mais grossa que a do crepe francês, recheios semelhantes), que deriva da palavra göz que significa olho em Turco, são muito populares e com vários tipos de recheio.
Para fazer mais ou menos 8 crepes, misture 250g de farinha na bancada com 1 colher de sal e água (quase 100ml) aos poucos, amassando bem até obter uma massa facilmente moldável. Cubra a massa com um pano úmido e deixe repousar por 30 minutos.
Sugiro o crepe de batata (Patatesli Gözleme) como um dos diversos recheios:
Doure levemente 1 cebola média picada no azeite com 1 pimenta vermelha e pitada de sal, acrescente 5 batatas cozidas e esmagadas (no garfo mesmo)
Divida e afine a massa em porções iguais de 30-35cm de diâmetro, coloque o recheio e dobre tipo meia lua. Frite-os no azeite (é lógico!).
 Crepe com batata (Patatesli Gözleme)
A bebida ideal para acompanhar estes crepes é sem dúvida o chá turco mas recomendo outra bebida para complemento ou para a “balada”.
Raki – bebida mais forte que vodka por isso deve ser misturado com água antes de ser bebido. É uma bebida típica destilada, produzida essencialmente a partir de uvas secas, mas também existem variedades produzidas a partir de uvas frescas (Yaş Uzum Rakısı). É aromatizado com anis e apresenta um teor de álcool que pode variar entre os 40 e os 50 por cento.
Pode ser conhecida por nomes diferentes, tais como Arak (que pode significar “doce”), Araka, Araki (respectivamente, "o que torna algo doce") e Ariki, nomes que têm todos a mesma origem (é de fácil compra nos supermercados e casas de bebidas no Brasil).
Nota sobre etílicos: não caia no "nuts free", não é drink grátis!

Outras informações:
GPS: 41° 01' N 28° 58' E , Bandeira: , Altitude: 1m a 37m;
Temperatura: mediterrâneo e temperado continental com verões longos, quentes e úmidos, e invernos frios, chuvosos, ocasionalmente com neve que pode ser abundante (porém por poucos dias);
Moeda (kurus - pronuncia-se "kurush"), dividida em centavos, deriva do "Groschen" alemão.
Conversão (dez 2011: Euro/Nova Lira turca/Real) > 4,01 € <=> $10,00 TRL <=> R$ 9,79
                                                                                10,00 € <=> $24,95 TRL <=> R$ 24,12
Fuso horário: UTC + 2, ou + 5h de Brasília;
CEP e DDI:  34010-34850 e 212 (parte europeia),
                      80000-81800 e 216 (parte asiática);
Idioma falado: O turco ou osmandi de Istambul é a linguagem padrão e oficial mas são onze os dialetos do turco, além do padrão Istambul, falam também o inglês, francês e alemão;
Serviços básicos: energia elétrica (dois pinos redondos) 220 v, 50 Hz e gás natural distribuído pela estatal. Em cidades costeiras, a energia solar para aquecimento e água aquecida são largamente utilizados. Abastecimento de água com eficiente cloração e filtração e um sistema de esgotos gerido pela agência governamental.

Sobre a engenharia e problemas da cidade:
Toda grande cidade tem problema de poluição, locomoção, seja trem, metrô, barca; cada país, uma característica mas todos com uma peculiaridade, transporte individual não é solução em nenhum lugar do mundo. Outro problema encontrado em Istambul é o layout das vias urbanas e a existência de somente duas pontes. Optou-se por construir um túnel (diferente de qualquer obra no Brasil que não fica só como balela de campanha política, essa foi projeta e construída).
Idealizado no século 19 pelo sultão Abdülmecid I, a construção do túnel terminou em novembro de 2011. Em 7 de janeiro se dará luz verde para a licitação que decidirá qual empresa conectará as linhas de trem da parte asiática à europeia. E em 29 de outubro de 2013, coincidindo com o 90º aniversário da república turca, o projeto Marmaray será inaugurado em sua totalidade.
A estimativa é a de que, até 2015, os trens que vão circular pelo túnel devem transportar 150 mil passageiros por hora em cada sentido. O túnel foi montado com 11 segmentos metálicos, de 135 metros de comprimento cada um, a união dos segmentos foi feita com estruturas de borracha (elas impedem a entrada de água e garantem a flexibilidade necessária durante os terremotos, pois partes poderão se mover quando a terra tremer).
Uma das curiosidades desse projeto é que enquanto eles estavam cavando e trabalhando eles iam encontrando vários sítios arqueológicos, o que atrasou a conclusão da parte em terra firme (os restos do morador mais antigo de Istambul encontrado até hoje: uma tumba neolítica de 8.500 anos que contém os restos de uma criança). Uma prova de que estamos diante de uma obra-prima da engenharia é que o Marmaray foi construído a prova de terremotos e maremotos.
Segundo o ambientalista Sedat Kalem, do da ONG WWF a falta de água potável é uma ameaça. As fontes de água não conseguem abastecer uma população que pulou de 300 mil para quase 13 milhões ao longo do século 20. Não é possível aumentar o fornecimento. “Temos que pensar em soluções a longo prazo, como construir grandes reservatórios em torno da cidade ou conter os vazamentos da rede atual. Imagine: 25% da água potável é desperdiçada”.
Nota: sobre água para atender população, comentarei um exemplo de engenharia e planejamento que foi construído na China quando andar por lá (postar por aqui), que coloca a lenga-lenga das obras do Rio São Francisco no bolso!

Sobre a música na cidade:
Istambul é um viveiro mundial de música. Você pode se perder bastando seguir os seus ouvidos, mesclando sons tão antigos quanto os obeliscos e tão contemporâneo quanto as galerias de arte e o bairro de Beyoglu faz jus à sua reputação, e é um paraíso musical, conhecida por ser a área mais dinâmica artística da cidade.
Para se divertir, leve moedas (Liras) nos bolsos, esses encontros de rua oferecem naturalidade e tradição. Vale a pena abrir mão dos bares e clubes pelo menos uma noite. Os com gêneros vão de rockabilly a rhythm and blues. Encontrará também tournê de bandas internacionais. Se você quiser ficar com clássicos turcos, também existem inúmeros barzinhos de Meyhane (taverna turca); são geralmente pequenas e aconchegantes, e nos finais de semana, você encontrará músicos tocando Fasil (a forma local de música cigana).
Opção de música para finalizar o blog me despedir da cidade e pegar estrada:
 Kasap Havasi (música típica de Istambul)


Fonte e sugestão de leitura complementar: Wikipédia, business-with-turkey.com , brasilturquia.com.br , e internet

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