22 de fevereiro de 2015

Cleptocracia de Lula, Dilma e companhia

Complementando o blog anterior “Opior analfabeto é o que acredita no que lê.” Pior mesmo é o cidadão que não se importa com o presente e o futuro do país.
Antes de tudo, explico o que é e o porquê de tal afirmação.
Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”, cujo objetivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos.
A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política, institucionalizando a corrupção e seus derivados como o nepotismo, o peculato, de forma que estas ações delitivas ficam impunes, devido a que todos os sectores do poder estão corruptos, desde a Justiça, os funcionários da lei e todo o sistema político e econômico.

Mas nem tudo é fracasso quando se acredita num país bem governado e rico de recursos públicos.
Boa sorte a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostando ou não, obrigado pela visita e pelo tempo gasto na leitura desse post.