23 de outubro de 2011

Um prato à dois para Sade

Tentando dar mais ênfase a parte culinária nos próximos posts, e relembrando o que comentei em 15 de agosto: escrever é fácil... e cozinhar? 
Quem acha complicado preparar qualquer refeição além de sanduíche de mortadela e prato pronto congelado no microondas com certeza planeja continuar sozinho ou as custas da mãe por um bom tempo.
Pensei em mostrar como fazer um lanche prático e saudável, e depois nos próximos posts acrescentar, de fato, pratos que aparentemente são complicadíssimos, mas por outro lado, são de maneira simples e prática de prepará-los.
Segue mais uma receita de arroz com complementos (diferente da apresentada em 02 de setembro: Cada momento, cada situação, que enfrentamos em nossas trajetórias é um desafio, uma oportunidade única de aprender) que gosto de fazer. O de hoje faz lembrar o popular Baião de Dois.

Nota importante: os ingredientes são listados no decorrer do preparo, e sem neuras de light, ou desnatado, ou natural, ou comum; quantidades volumétricas a gosto do comensal; todas as receitas postadas já foram normalmente preparadas por mim.
Temperos e especiarias tento não acrescentar aqui, mas uso como “pulo do gato” em momentos especiais.
Cereja é cereja e não goma em forma de cereja. Facilmente encontrada em potes ou a granel.
Separe a feijoada em lata do caldo aquecendo levemente para liquefazer a gordura. Pode-se guardar o caldo e os complementos não usados agora para uma posterior receita de caldo de feijão.

O macete para ganhar tempo está justamente na seqüência de preparo – antes a carne que vai ao forno, e durante o assar, o cozer.
Como opção de carne, sugiro o peito de frango cortado tipo bife (mas grosso para ir ao forno), temperado com 1 dente de alho amassado, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino, 1 fio de azeite, ½ cálice de vinho branco seco e ½ cálice de sumo de laranja. Coloque para assar (sempre dou preferência ao forno a gás do que o elétrico – ecologicamente menos impactante).
Numa caçarola, coloque 1 fio de azeite, 1 pitada de pimenta do reino moída, ½ lata de cenoura com ervilha, 1 ½ xícara de arroz lavado, 1 lata (a pequena de 250g) de feijoada (usando somente os caroços e sem o caldo) e 2 ½ xícaras de água bem quente, mexa, tampe e deixe por uns 7 minutos em fogo alto. Confira para ver se o arroz não secou demais ou molhado demais ainda. Desligue e deixe finalizar o cozimento. Acrescente folhas de manjericão antes de servir.

Sugiro o vinho branco seco e a sobremesa a seguir pois a noite é especial.
Sobremesa:
Misture, homogeneizando, 1 pote de cream cheese Polenguinho ® (200g) com 60 ml (copo de pinga ou vodka) de leite, acrescente 1 colher de calda de marrasquino, raspas de casca de laranja e umas 5 cerejas picadas. Use um pacote de biscoito com gergelim ou champignon para degustar com o creme.

Para os amantes de boa música, esta receita do post dedico a mais bela e diva cantora de todos os tempos! Helen Folasade Adu (mais conhecida como Sade). Que apresentou esplêndido show há poucos dias no Brasil. Merece todas as homenagens possíveis!! 
 Sade - By Your Side

Sade - Kiss Of Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostando ou não, obrigado pela visita e pelo tempo gasto na leitura desse post.